terça-feira, 12 de junho de 2018

Perigo: tecla de recirculação do ar-condicionado


Botão que evita troca de ar entre a cabine e o ambiente externo pode causar fadiga.

Tem muito motorista (a rigor, a maioria) que não lê o manual do automóvel. Também pudera, o livro está virando um verdadeiro calhamaço… O pior é que muitos motoristas desconhecem a função de certos botões de comando do painel, alguns muito importantes. Um que pode até ser perigoso se acionado indevidamente é a tecla de recirculação do ar-condicionado.
Por que apertar essa teclinha e deixá-la ativa pode ser um perigo? Quando se interrompe a troca de ar com o ambiente externo, os passageiros vão respirando apenas o oxigênio do interior do carro e expelindo gases nocivos ao organismo. Esses gases, distribuídos pela cabine, voltam para o corpo e podem provocar, entre outros problemas de saúde, fadiga ou sono. Muitos motoristas nem imaginam, mas já dormiram ao volante por causa desse botão acionado durante horas.

Entenda como funciona a recirculação

A chave fica junto às outras de comando do sistema de ar e se caracteriza pelo desenho de uma seta fazendo curva. Sua finalidade é evitar a troca do ar de dentro do carro com o ambiente externo. Ela pode ser utilizada principalmente em dois casos:
Primeiro, quando o carro está muito quente: aciona-se a recirculação para acelerar o processo de refrigeração. Fácil de compreender: se o aparelho puxa o ar externo, que está quente, demora-se mais para resfriar o interior do carro. Acionando a recirculação, o sistema puxa o ar interno, de dentro da cabine, que já está se resfriando e entra no aparelho com temperaturas mais baixas.
Outra possibilidade de ativar a tecla de recirculação é para eliminar a troca numa região com muita poeira, ar contaminado de minério, por exemplo, ou no caso do veículo estar numa estrada próximo a um caminhão soltando muita fumaça. Nesse caso, o botão funciona para evitar que o ar externo venha para o interior do carro carregando parte desta sujeira, o que não se evita totalmente mesmo com os filtros de cabine.

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