sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A importância do test-drive

De alguns anos para cá, virou prática comum as concessionárias colocarem à disposição modelos -- principalmente os lançamentos -- para a degustação do comprador em potencial. É o test-drive, a possibilidade de dirigir o automóvel em um percurso curto para conhecê-lo melhor antes de efetivar a compra.

O test-drive é fundamental. Por mais que você tenha boas referências sobre determinado carro, nada como avaliá-lo, mesmo que rapidamente, para chegar às suas próprias conclusões. E aqui vai uma recomendação: se o roteiro estabelecido pela autorizada for muito pequeno, bata o pé e diga que você quer dirigir um pouco mais, a fim de ter maior contato com o veículo.

Confira outras dicas importantes para avaliar o carro pretendido.

1. Se a concessionária não tiver exatamente o automóvel que você quer, ao menos tente dirigir uma versão mais próxima. Mas evite fazer o test-drive com um carro mais potente para não se iludir com o desempenho que você não terá depois

2. Confira se o carro está em boas condições, sem pneus gastos, por exemplo.

3. Veja se o carro "veste" bem você, se ele tem boa posição de dirigir e se o banco é confortável. Não adianta ter uma roupa linda se ela é dois número abaixo do seu. 

4. Peça para pegar ruas íngremes e com oscilações. Assim, você poderá avaliar o desempenho do motor, ainda mais se ele for 1.0, e o nível de ruído transmitido para a cabine. 

5. Sinta como o carro se comporta em freadas mais bruscas e nas entradas de curvas. Não abra mão de comprar um veículo seguro e equilibrado. 

6. Preste bastante atenção principalmente na mecânica e no capricho do acabamento. 

7. Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar para o vendedor que irá acompanhá-lo. 

8. Lembre-se: você não é obrigado a comprar porque fez o test-drive. Se precisar, pesquise preços em outras concessionárias e dirija modelos do mesmo segmento para fazer a comparação entre eles.

Um comentário:

Clássicos: Ford 1941, o último carro com toques do pai, do filho e do avô

Último modelo apresentado por Henry Ford, o Ford 1941 foi reformulado para resgatar a hegemonia do fabricante de Dearborn. Notório pela...