sexta-feira, 29 de junho de 2018

Como lavar carros a seco

Como lavar carros a seco?
No início, apenas algumas empresas prestadoras de serviço possuíam material e pessoas treinadas para fazer a lavagem de carros a seco. Mas, como o mercado é dinâmico e hoje em dia você aprende muita coisa pela internet ou tem acesso a produtos que realmente cumprem a tarefa, então esse tipo de serviço pode ser feito em casa.
Bom, antes de começar, é preciso ter em mãos um kit de lavagem a seco. O conjunto de itens é fácil de encontrar no mercado e pode ser adquirido até pela internet. Você precisa de pouca coisa e também de pouquíssima água, que nem mesmo mataria a sede de uma pessoa durante um dia, por exemplo.
No caso dos materiais para lavar carro a seco, tenha em mãos um produto específico para esse serviço, que tem diversos preços no mercado. Os preços variam de R$ 15 a mais de R$ 50. Ou seja, custa o mesmo que mandar lavar o carro fora de casa. Além desse produto, você precisará de panos de microfibras (3 pelo menos) de 40 x 40 cm ou mais. Além disso, compre um pulverizador específico para esse tipo de lavagem, com volume máximo de 1,2 litro.
Não encontrou? Então compre um kit de lavagem a seco para autos, que vem o produto de aplicação, o pulverizador e os panos de microfibra. Custa a partir de R$ 99. Você também precisará de um pincel para detalhamento, que se encontra no mercado. Para fechar o pacote de materiais, tenha também um limpa vidros para carros e um produto para limpeza de roda e pneus, exclusivamente com desengraxante.
No mercado também existem kits para o serviço de maior demanda, caso queira ganhar um dinheiro extra ou ter isso como fonte de renda para lavar carros a seco para terceiros. Também existem produtos para limpeza a seco que são vendidos já com spray para ser borrifado direto no carro e com um pano de microfibra, fazer a limpeza, mas não é o mais indicado.
Lavando o carro a seco
Para se efetuar a lavagem de carro a seco, é necessário algumas recomendações. Em primeiro lugar, o local precisa ser abrigado de sol e chuva, um espaço em que os raios solares não esquentem a carroceria. O carro precisa estar frio e com a lataria devidamente na temperatura ambiente. Também o local precisa estar limpo ou livre de poeira.
Depois, misture em 1,2 litro de água – a quantidade recomendada é essa, mas pode-se utilizar de 500 ml até 2 litros – a quantidade de produto recomendada na embalagem, sempre faça na proporção indicada pelo fabricante. Então, o exemplo citado não servirá para alguns tipos de produto, que requerem mais ou menos água na diluição.
Para aplicação, molhe bem a lataria com o produto pulverizado num espaço de no máximo meio metro quadrado. Após isso, passe suavemente e em círculos, o pano de microfibra para retirar a sujeira. Não aplique força, apenas deixe o pano deslizar sobre o produto na carroceria. Faça movimento num único sentido e apenas uma vez em cada área.
Feito isso, então pegue um segundo pano de microfibra e passe novamente, da mesma forma suavemente e num só sentido. Isso é necessário para dar o acabamento ao local onde o produto foi aplicado e a sujeira foi retirada. Se a sujeira for muita, então deixe o produto agindo por meio minuto e então passe o pano.
Caso seja necessário, passe novamente o pano, mas de um lado onde ainda esteja limpo. Faça isso em toda a carroceria, mas quando o pano de apresentar sujo, lave num balde, torça e continue o processo de lavar o carro a seco.
Use o pincel para ajudar a retirar a sujeira de certas partes da carroceria, ele ajuda bastante onde o pano simplesmente não pode chegar. Até aqui, a carroceria está limpa. Mas existem outras partes. Se o carro estiver sujo de barro ou lama, lave-o com uma lavadora a jato antes do serviço.
No caso dos vidros, utilize o produto específico com a diluição recomendada pelo fabricante do limpador e utilize um spray para borrifar sobre a superfície do material. Nesse caso, não use os panos de microfibra comuns, utilizados na carroceria, mas compre um especialmente feito para vidros. Limpe por dentro e por fora, nessa ordem.
Depois é a vez dos pneus. Mas antes, é recomendável limpar primeiro a caixa de rodas. Nessa hora, pensamos numa lavadora a jato, mas como é a seco, use uma escova para remover a sujeira mais pesada e depois um pano de microfibra bem sujo.
No pneu, use o produto para limpeza com mais panos e depois passe para a roda, pulverizando o máximo de produto possível e ir limpando com pano de microfibra sujo ou escuro para dar acabamento. Pronto, o carro já está limpo e seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clássicos: Ford 1941, o último carro com toques do pai, do filho e do avô

Último modelo apresentado por Henry Ford, o Ford 1941 foi reformulado para resgatar a hegemonia do fabricante de Dearborn. Notório pela...