terça-feira, 10 de outubro de 2017

Golf GTI é um hatch esportivo para quem gosta muito de carros

VW Golf GTI tem motor 2.0 TSI de 220 cv, mas cobra fatura no consumo.

Veículo tem marca da esportividade e bela performance de desempenho e segurança
Quem gosta de dirigir carros e nem precisa ser um expert, aficionado, certamente já pensou em dar pelo menos uma voltinha num hatchback esportivo como o Golf GTI. Desta vez coube ao Carpress avaliar o que há de bom ou não nesse bólido.
Fotos Wandick Donett/

Para não deixar barato, a Volkswagen já adotou uma central multimídia bastante amigável, tão amigável que até as logomarcas das rádios que você gosta podem perfeitamente ser selecionadas pelo logo e não pela frequência no dial.

Colocar o câmbio em modo drive e sair acelerando por aí é uma experiência que não só desejo para todos, como recomendo. Os assentos em estilo vintage também chamam muito a atenção logo ao entrar. Os bancos são revestidos com tecido Clark, uma espécie de quadriculado inglês. E o couro do volante e da alavanca de câmbio mostram costura de linha grossa vermelha.

Estamos falando do Golf GTI, que custa a partir de R$ 132.250, que tem a marca da esportividade, com uma bela performance de desempenho, apesar de que foi um pouco gastão na nossa avaliação. Fizemos uma média de 6,6 km/l na cidade e 9,4km/l na estrada, ambos com gasolina, único combustível possível na versão.
Tem um possante motor turbo 2.0 TSI de 220 cv a 4500 rpm, exclusivamente a gasolina, câmbio DSG macio de dupla embreagem  de seis velocidades, com troca de marchas totalmente imperceptível e sem qualquer solavanco. Pode se quiser optar pelo paddle shift, com trocas manuais atrás do volante.

Acelerações, frenagem e retomadas são precisas, sem sustos. O carro conta com controle de estabilidade e tração e bloqueio de diferencial  eletrônico que ajuda a segurar o carro e o mantê-lo sob as suas rédeas curtas. E para maior segurança, sete airbags, que Deus queira não precisem ser utilizados.

Tem torque máximo de 35,7 kgfm a 1500 rpm, faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos e pode chegar a uma velocidade máxima de 237 km/h. Esse veículo é montado sob a arquitetura MQB, a mesma que está sendo referência para a produção do novo Polo.

Está muito próximo de mudar vários itens, até porque se continuasse assim estaria tecnologicamente defasado no seu quadro de instrumentos, depois da estreia do novo Polo, passando a adotar um modo de visualização totalmente digital. Pelo menos já tem uma boa central multimídia, com tela de 8 polegadas, já podendo acessar o Waze pelo Android Auto. A tecnologia desse aplicativo de navegação ainda não está disponível para usuários de iPhone.

O carro vem sendo produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2015. Ainda tem aquele freio de estacionamento manual , que não combina com sua esportividade, mas tem rodas aro 18, faróis de xenônio, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, keyless de partida por botão, assistente de estacionamento, que faz a baliza automática se detectadas pelos sensores.

Essa versão GTI não provoca qualquer efeito de comparação com outros hatches médios como o Focus e o Cruze Sport AT6. São claramente inferiores na concorrência com o Golf GTI.
Fonte: Carpress Uol
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