terça-feira, 30 de janeiro de 2018

TESTE DE ACIDENTE LATERAL SERÁ EXIGIDO PARA CARROS NOVOS, MAS SÓ A PARTIR DE 2020

Resolução do Contran determina que o teste passe a ser obrigatório em 2020, mas montadoras podem antecipar



Todos os carros fabricados ou importados a partir de 1 de janeiro de 2020 terão que ser aprovados em um teste que simula um acidente lateral para receberem autorização de venda no Brasil. A medida foi anunciada pelo Contran na última semana e pode ser antecipada pelas montadoras, se elas aceitarem colocar seus carros à prova antes disso. A partir de 1 de janeiro de 2023, todos os carros terão que ser aprovados no teste, mesmo os projetos antigos que ainda estarão no mercado.
Esse teste é mais rigoroso do que o de colisão dianteira porque esse tipo de acidente costuma machucar mais os passageiros dos carros. Recentemente, o Latin NCAP passou a submeter alguns modelos ao crash test lateral e muitos foram reprovados.
É o caso do Chevrolet Onix, o carro mais vendido do país, que foi reprovado e tirou zero estrela de segurança para adultos. Por conta disso, a montadora providenciou mudanças na estrutura do carro. Testado novamente, o modelo conquistou três estrelas no mesmo teste. Outros modelos que foram mal nesse tipo de impacto são o Ford Ka (zero estrela) e o Fiat Mobi (1 estrela). 
O teste poderá ser feito pela própria montadora ou em laboratórios certificados, para que sigam exatamente os critérios estabelecidos pelo governo. Para o carro ser aprovado, as portas não podem se abrir durante o impacto e os passageiros devem conseguir abrir cada uma delas depois do choque. Além disso, serão utilizados bonecos eletrônicos dentro do carro para analisar a gravidade das lesões dos passageiros. Por fim, nenhuma peça do carro pode se soltar e ferir os passageiros.

Fonte: AutoEsporte

Na Ativa Seminovos você encontra seu carro ideal. Venha para a Ativa Ribeirão Preto e Rio Preto, aqui você garante seu seminovo com garantia de fábrica. 

Seminovo com cara de novo é aqui na Ativa Seminovos.

Um comentário:

Clássicos: Ford 1941, o último carro com toques do pai, do filho e do avô

Último modelo apresentado por Henry Ford, o Ford 1941 foi reformulado para resgatar a hegemonia do fabricante de Dearborn. Notório pela...