Que eles tomaram o mercado, não é segredo. Mas onde os principais utilitários esportivos vendem mais?
Não é preciso estar por dentro do setor automotivo para perceber o sucesso dos SUVs no Brasil. Com 21,4% do mercado em 2017, contra 17,5% em 2016, eles representam o segundo maior segmento, atrás apenas dos compactos de entrada.
Mas, se no Brasil eles são unanimidade, quais são os utilitários esportivos preferidos de cada estado?
Apesar de ameaçado, o território brasileiro ainda é do Honda HR-V. Além de grandes mercados como São Paulo e Rio de Janeiro, o japonês lidera em regiões onde rivais de redes menores (caso dos Jeep) quase não chegam, como no Norte do país.
Segundo a consultoria Jato, em Roraima, onde a Jeep não tem concessionária instalada, ele detém 23,7% do mercado de SUVs.
Por outro lado, apesar de o Honda ser o mais vendido em dez estados (DF, MS, AC, AM, PA, RO, RR, PB, RJ e SP), o Jeep Compass lidera em 12 (GO, MT, AL, CE, MA, PE, PI, RN, SE, RS, PR e SC), reinando no Nordeste, Sul e Centro-Oeste por, segundo a marca, oferecer uma configuração a diesel.
Na Bahia, onde o Hyundai Creta lidera com 18,1% dos SUVs, o HR-V é só o quarto colocado. O coreano também domina em Tocantins e Espírito Santo.
Já o Jeep Renegade vai a extremos: é o mais vendido no Amapá (terceiro mercado de menor volume) e em Minas (segundo maior mercado), com 26% dos 9.350 SUVs vendidos.
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